sexta-feira, 17 de agosto de 2007

DUPLICAÇÃO DA BR-101

Paulo Machado e
Eliane Gonçalves

Porto Alegre -
A obra de duplicação da rodovia BR-101, no trecho que vai de Palhoça (SC), na região metropolitana de Florianópolis, até Osório (RS), completa um ano hoje (30). A estrada faz parte do Corredor do Mercosul, interligando Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Iniciada em janeiro de 2005, a obra custará R$ 1,1 bilhão e tem financiamento do governo federal a partir dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). A conclusão está prevista para dezembro de 2008. A duplicação dos 345 quilômetros do trecho vai permitir uma viagem em pista dupla de Governador Valadares (MG) até Porto Alegre (RS) para facilitar as trocas comerciais e o turismo entre os países do Cone Sul. Implantada no final dos anos 60 e início dos anos 70, a BR-101 é uma das principais rodovias longitudinais do país, ou seja, liga Touros (RN) a Rio Grande (RS), com 4.551 quilômetros de extensão ao longo da costa brasileira. Com o crescimento econômico do país e conseqüente aumento da frota nacional de veículos nos últimos 30 anos, a rodovia tornou-se obsoleta. No seu trecho Sul, que liga Curitiba a Porto Alegre, ela foi projetada para um trafego de 7 mil veículos por dia. Atualmente, segundo dados do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), trafegam pela estrada diariamente oito mil caminhões, centenas de ônibus e cerca de 20 a 40 mil veículos de menor porte. Os primeiros estudos de viabilidade da duplicação da BR-101 Sul, trecho entre Florianópolis (SC) e Osório (RS), começaram a ser elaborados em 1994 e foram concluídos em 1998. A fase de elaboração do projeto de engenharia e o licenciamento ambiental da duplicação da rodovia levaram três anos: de 1999 a 2001. Em 2002, foram duplicados apenas os quatro quilômetros finais da rodovia, próximos a Osório (RS). Entre 2003 e 2004, foram feitos os estudos de viabilidade ambiental, desapropriações, pagamento de indenizações, preservação de alguns dos 42 sítios arqueológicos existentes no trecho, além da remoção e reassentamento de famílias. As licitações, a contratação das empresas, e os primeiros trabalhos de duplicação da rodovia começaram no ano passado. Ao completar um ano de execução, os trechos mais adiantados já se encontram em fase de receber a pavimentação, mas a maioria deles ainda se encontra em fase de terraplanagem e de construção dos aterros. A construção de pontes, viadutos, passarelas, túneis e sistemas de drenagem começou neste ano.

Fonte:www.ideli.com.br 30/01/2006

Nenhum comentário: