quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MELHORA NA ATIVIDADE ECONÔMICA E CONTROLE DA INFLAÇÃO

Por Vanessa Stelzer e Paula Laier (Reuters)

SÃO PAULO
O Banco Central avaliou que o efeito sobre atividade e preços decorrente das reduções de juros já implementadas neste ano precisam ser cautelosamente avaliadas, para garantir a manutenção da inflação na meta até 2011, segundo a ata de sua última reunião que decidiu pela manutenção da Selic em 8,75 por cento.

O Comitê de Política Monetária (Copom) também ressaltou a melhora dos dados de atividade econômica desde sua reunião anterior em julho, e reduziu a previsão de inflação neste ano, mas elevou a do próximo, embora para patamar ainda abaixo do centro da meta.

"O Copom entende que a perda de dinamismo da demanda doméstica gerou ampliação da margem de ociosidade da utilização dos fatores, ocasionando redução das pressões inflacionárias", disse o Copom na ata, divulgada nesta quinta-feira.

Por outro lado, no curto prazo, o BC acredita que existem riscos decorrentes da atuação de mecanismos de reajuste, que impacta preços de serviços e monitorados. "No médio prazo, o risco decorre dos efeitos, cumulativos e defasados, da distensão das condições financeiras e do impulso fiscal sobre a evolução da demanda doméstica."

O BC ressaltou que as decisões correntes de política monetária terão impactos "concentrados" em 2010 e que sua estratégia visa manter a inflação em patamar consistente com a trajetória de metas em 2009, 2010 e 2011.


"O Copom avalia, adicionalmente, que a preservação de perspectivas inflacionárias benignas irá requerer que o comportamento do sistema financeiro e da economia sob um novo patamar de taxas de juros seja cuidadosamente monitorado ao longo do tempo."

Um comentário:

Rafa Rodrigues disse...

Olá! Obrigada pela visita no meu blog e pelo comentário.

Gostei do seu blog,estou te adicionando nos favoritos. Vou te visitar frequentemente p/ ler seus posts.

Precisamos usar a internet p/ fomentar debates. É disso que o país precisa.

Abraço, companheiro!